domingo, outubro 24, 2010

DIa das Bruxas

O Halloween é uma festa comemorativa celebrada todo ano no dia 31 de outubro, véspera do dia de Todos os Santos. Ela é realizada em grande parte dos países ocidentais, porém é mais representativa nos Estados Unidos. Neste país, levada pelos imigrantes irlandeses, ela chegou em meados do século XIX.

História do Dia das Bruxas

A história desta data comemorativa tem mais de 2500 anos. Surgiu entre o povo celta, que acreditavam que no último dia do verão (31 de outubro), os espíritos saiam dos cemitérios para tomar posse dos corpos dos vivos. Para assustar estes fantasmas, os celtas colocavam, nas casas, objetos assustadores como, por exemplo, caveiras, ossos decorados, abóboras enfeitadas entre outros.
Por ser uma festa pagã foi condenada na Europa durante a Idade Média, quando passou a ser chamada de Dia das Bruxas. Aqueles que comemoravam esta data eram perseguidos e condenados à fogueira pela Inquisição.
Com o objetivo de diminuir as influências pagãs na Europa Medieval, a Igreja cristianizou a festa, criando o Dia de Finados (2 de novembro).

Símbolos e Tradições

Esta festa, por estar relacionada em sua origem à morte, resgata elementos e figuras assustadoras. São símbolos comuns desta festa: fantasmas, bruxas, zumbis, caveiras, monstros, gatos negros e até personagens como Drácula e Frankestein.
As crianças também participam desta festa. Com a ajuda dos pais, usam fantasias assustadoras e partem de porta em porta na vizinhança, onde soltam a frase “doçura ou travessura”. Felizes, terminam a noite do 31 de outubro, com sacos cheios de guloseimas, balas, chocolates e doces.

Halloween no Brasil

No Brasil a comemoração desta data é recente. Chegou ao nosso país através da grande influência da cultura americana, principalmente vinda pela televisão. Os cursos de língua inglesa também colaboram para a propagação da festa em território nacional, pois valorização e comemoram esta data com seus alunos: uma forma de vivenciar com os estudantes a cultura norte-americana.
Muitos brasileiros defendem que a data nada tem a ver com nossa cultura e, portanto, deveria ser deixada de lado. Argumentam que o Brasil tem um rico folclore que deveria ser mais valorizado.
Para tanto, foi criado pelo governo, em 2005,
o Dia do Saci (comemorado também em 31 de outubro).


aci-pererê

O Saci-pererê é uma lenda de origem tupi-guarani, mas que acabou misturando outros elementos das culturas africana e portuguesa.

Dizem que o saci - também chamado "Matitaperê" - é um negro pequeno, de uma perna só, que usa uma carapuça vermelha e fuma um cachimbo.

Sacis fazem bagunça na vida das pessoas: quebram coisas, escondem objetos, fazem as pessoas tropeçarem, assustam os bois no pasto e muito mais, só para se divertir.

Quando um saci está para aparecer, ouve-se um assobio misterioso e longo. Se você quiser prender um deles, basta conseguir agarrar a sua carapuça. Parece fácil? Pois, tente!

PÉ DE SACI

2 x de açúcar
1 x de glicose de milho clara (Karo)
3 x de amendoim torrado, descascado
1/2 colher de sopa de bicarbonato (baking soda)
manteiga para untar

Misture numa panela o açúcar, o Karo e o amendoim. Leve ao fogo, e mexa de vez em quando com a colher de páu até ficar um caramelo escuro. Retire do fogo. Acrescente o bicarbonato e misture bem. Espalhe sobre o mármore untado com manteiga. Se a sua cozinha não tiver uma bancada de mármore, espalhe em um tabuleiro untado com manteiga. Deixe amornar e com uma faca molhada, corte em quadradinhos. Dá uns 100 pedaços se você cortar pequenininho. Esses pés de saci, são deliciosos e poderão ser guardados em uma lata, bem fechadinha, para continuarem crocantes. São um bom presente para os amigos.


Pumpkin Pie

½ colher(chá) de noz-moscada
1 colher(chá) de canela em pó
1 colher de chá gengibre em pó
1 colher (sopa) de manteiga
2 colher (sopa) de melaço
½ colher (chá) de sal
½ xícara de açúcar mascavado
1 xícara de abóbora
massa areada
2 ovos


Cortar a abóbora em pedaços pequenos e cozinhar em água a ferver. Bater os ovos. Misturar todos os ingredientes (à exceção da massa), despejar sobre a massa previamente estendida na tarteira e assar em forno previamente aquecido a 250ºC durante 10 minutos. Reduzir a temperatura para 160ºC e deixar cozinhar durante mais 40 minutos. Espetar um palito para verificar se está pronta. Decorar com chantilly antes de servir. Servir quente ou fria.



[editar]

[22.10.10 7:50 PM | marcelo menyon]
Omeleta de Queijo Brie

1 colheres(sopa) de farinho amido de milho
4 colheres(sopa) de manteiga sem sal
2 colheres(sopa) de conhaque
2 xícarade vinho branco seco
200 gramas de cogumelos frescos
½ quilo de queijo Gruyére ralado
200 gramas de queijo Brie
pimenta branca
1 dente de alho
6 ovos
pão
sal


Derreter metade da manteiga numa frigideira antiaderente em fogo médio. Acrescentar os cogumelos e deixar refogar por uns 5 minutos, mexendo sempre. Temperar com sal e pimenta e apagar o fogo quando o cogumelos estiverem tenros. Reservar. Bater 3 ovos e temperar com sal e pimenta a gosto. Derreter 1 colher (sopa) de manteiga noutra frigideira antiaderente e acrescentar o ovo batido. Mexer um pouco com a espátula e espalhar metade dos cogumelos e metade do brie por cima. Deixar fritar por 2 minutos, ou até que a omeleta fique firme. Então dobrar ao meio e passar para um prato individual. Repetir a operação com o restante dos ingredientes.

Nenhum comentário: